O Leiria sobre Rodas já dispensa apresentações junto dos apaixonados do automobilismo.
Este evento que conta com nove edições, tem vindo a crescer em dimensão e em visitantes, e é um dos clientes que, nós, inCentea M.I, temos dedicado esforço e empenho para o seu franco crescimento, notoriedade e posicionamento a nível nacional e internacional.
Começámos em 2017, quando ainda se tratava de um evento local, com fraca presença digital mas já com a visão de se tornar uma referência no mundo do automobilismo. Atravessámos uma pandemia em que tivemos que fazer ajustes na dinâmica do evento e, na edição de 2022, o Leiria sobre Rodas regressou em força e atingiu uma visibilidade épica, tendo recebido cerca de 70 mil pessoas e mais de 164 mil visualizações das transmissões online!
Leiria sobre Rodas 2022 - Presença Online
Redes sociais
A aposta em canais digitais já faz parte da estratégia de marketing do evento deste 2017. A gestão de redes sociais, desde a criação de conteúdos, gestão da comunidade, táticas orgânicas de visibilidade e Facebook Ads tem sido um trabalho contínuo que se reflete no número crescente de seguidores que as páginas têm ganho ao longo dos anos, nas interações com os conteúdos publicados e nas conversões em vendas de bilhetes e inscrições no website do Leiria sobre rodas.
Na edição de 2022, o número de seguidores de Facebook aumentou cerca de 19% face ao ano anterior, enquanto no Instagram o aumento foi de 49%. O canal de Youtube teve também um crescimento exponencial de subscritores com um aumento de 400%, com vídeos que já atingiram as 20 mil visualizações.
As campanhas de Facebook e Instagram Ads permitiram alcançar 740.000 pessoas de um público segmentado o que se reflete no aumento significativo de seguidores das páginas, nas visualizações das transmissões online e no número de visitantes que esta edição teve. As campanhas geraram 175 mil interações com as publicações. Entre elas, destacam-se campanhas com um CTR (taxa de cliques) de 24% e campanhas com uma frequência de 1, sendo um indicador que os conteúdos foram altamente relevantes para o público em questão, não havendo a necessidade do algoritmo de Facebook a mostrar o anúncio mais que uma vez a cada utilizador para gerar resultados.
Website, SEO e SEA
O novo website do Leiria sobre Rodas foi lançado em Julho de 2022 recebeu até ao final de outubro, cerca de 53 mil visitantes e gerou 50 mil conversões no website, que foram configuradas como ações relevantes, como por exemplo, inscrições nos passeios ou visualização do programa.
O website foi desenvolvido com base nas boas praticas de SEO - Search Engine Optimization, tem uma Performance de 90% segundo a Pontuação de desempenho no Lighthouse e está atualmente posicionado organicamente na primeira posição das páginas de pesquisa da Google, para 3 keywords (branded e non-branded).
As campanhas de Google Ads foram configuradas para que os utilizadores encontrassem o website do Leiria sobre Rodas com facilidade quando fizessem pesquisas relacionadas com automóveis, motorizadas, rallys e eventos. Durante o mês do evento (Outubro 2022) as campanhas obtiveram um CTR (taxa de cliques) de 9,10%% e uma taxa de Conversão de 29,24%, sendo uma conversão configurada como uma ação que reflete alto envolvimento com o evento, como consultar o programa ou inscrever-se num passeio.
Leiria sobre Rodas 2022 - o evento
O Leiria sobre Rodas é um evento dedicado aos aficionados por veículos de quatro e de duas rodas. Ocorre na área do estádio municipal de Leiria e em outros pontos da cidade tem 7 principais vertentes:
- Os famosos passeios de Clássicos, vespas, motorizadas antigas, mini Honda, bicicletas antigas e este ano também com o passeio de Harley Davidson com cerca de 1000 participantes.
- A exposição de Clássicos e Desportivos com exposições temáticas dos 50 anos do Renault 5, 50 anos da Divisão 'M' da BMW, Aston Martin, os 50 anos dos Porsche RS em Portugal e a reedição da exposição de Micro Carros de 2017.
- O Leiria Expo Auto onde os concessionários expõem os seus mais recentes modelos, com destaque para a exposição de Supercarros marcas exclusivas espoem os seus veículos.
- A Feira da Automobilia dedicada ao comercio de peças de carros, motos miniaturas, livros e revistas
- O Leiria Motorshow realizado na pista construída para o efeito que engloba o Track Day, o Drift Show, a competição de Clássicos Desportivos e o Leiria R2 Gold Challenge com Prize Money. O Paddock também está aberto ao publico onde estão os automóveis de competição, os pilotos e equipas técnicas um espaço de entrevistas, autógrafos e tertúlias
- As Conferências com temas do mundo automóvel
- A presença de Pilotos nacionais e internacionais convidados em pista: Pierre Lartigue, o francês triplo vencedor do Paris-Dakar e tetracampeão do Mundo de Todo-o-Terreno e Dani Sordo, piloto espanhol com 176 participações no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC)