A importância da experiência do utilizador
User Experience Design é o processo de aumentar a satisfação do utilizador com um produto, melhorando a usabilidade, acessibilidade e prazer proporcionados na interação com o produto.
Focando apenas e só no utilizador, as suas necessidades, valores, habilidades e limitações.
Um projeto UX reúne todos os pontos necessários desde a ligação entre um utilizador a empresa e os seus serviços.
A importância e o processo de UX Design?
Ter um bom produto, mas um conteúdo menos atraente pode influenciar e afetar uma empresa a atingir os seus objetivos, isto é, para bons resultados é necessário colocar o utilizador no centro do processo de design, esta abordagem irá permitir criar designs limpos, simples, intuitivos, além de proporcionar uma experiência ao utilizador muito mais interessante e isto irá fazer toda a diferença da concorrência, para isso teremos de recorrer a um processo para resultados mais exatos.
O processo de UX Design, deverá consistir nas seguintes etapas:
1. Estratégia
A estratégia é um ponto fulcral desde o início do projeto, pois são estes os princípios que irão influenciar o êxito do projeto:
- - Quais são os seus objetivos
- - A sua meta, o seu sucesso
- - As suas prioridade
2. Pesquisa
A fase de pesquisa varia entre projetos.
Tudo depende da complexidade, a sua dimensão.
Métodos de pesquisa de utilizador:
- - Questionários
- - Entrevistas aos utilizadores
- - Pesquisa Contextual
- - FocusGroup
- - Testes A/B
3. Análise
Extrair informação de dados recolhidos durante a fase de pesquisa, é essencial.
A importância da recolha de novos dados em cada interação do utilizador ajuda a melhorar e aperfeiçoar continuamente o processo de design.
4. Design
Projeto de UX é um trabalho de equipa, em que se reúne ideias de pessoas diferentes.
Esta fase serve para obter feedback do utilizador.
Métodos:
- - Protótipos em papel
- - Protótipos semi-funcionais
5. Produção
A fase de produção é onde o design de alta fidelidade é desenvolvido, contrariamente à fase anterior, pois essa ainda será de baixa fidelidade.
Uma versão de alta fidelidade do produto é validada com o cliente final, os seus utilizadores, através de testes de verificação.