A importância da experiência do utilizador

User Experience Design é o processo de aumentar a satisfação do utilizador com um produto, melhorando a usabilidade, acessibilidade e prazer proporcionados na interação com o produto.

Focando apenas e só no utilizador, as suas necessidades, valores, habilidades e limitações.

Um projeto UX reúne todos os pontos necessários desde a ligação entre um utilizador a empresa e os seus serviços.

A importância e o processo de UX Design?

Ter um bom produto, mas um conteúdo menos atraente pode influenciar e afetar uma empresa a atingir os seus objetivos, isto é, para bons resultados é necessário colocar o utilizador no centro do processo de design, esta abordagem irá permitir criar designs limpos, simples, intuitivos, além de proporcionar uma experiência ao utilizador muito mais interessante e isto irá fazer toda a diferença da concorrência, para isso teremos de recorrer a um processo para resultados mais exatos.

O processo de UX Design, deverá consistir nas seguintes etapas:

1. Estratégia

A estratégia é um ponto fulcral desde o início do projeto, pois são estes os princípios que irão influenciar o êxito do projeto:

  • - Quais são os seus objetivos
  • - A sua meta, o seu sucesso
  • - As suas prioridade


2. Pesquisa

A fase de pesquisa varia entre projetos.

Tudo depende da complexidade, a sua dimensão.

Métodos de pesquisa de utilizador:

  • - Questionários
  • - Entrevistas aos utilizadores
  • - Pesquisa Contextual
  • - FocusGroup
  • - Testes A/B

3. Análise

Extrair informação de dados recolhidos durante a fase de pesquisa, é essencial.

A importância da recolha de novos dados em cada interação do utilizador ajuda a melhorar e aperfeiçoar continuamente o processo de design.

4. Design

Projeto de UX é um trabalho de equipa, em que se reúne ideias de pessoas diferentes.

Esta fase serve para obter feedback do utilizador.

Métodos:

  • - Protótipos em papel
  • - Protótipos semi-funcionais

5. Produção


A fase de produção é onde o design de alta fidelidade é desenvolvido, contrariamente à fase anterior, pois essa ainda será de baixa fidelidade.

Uma versão de alta fidelidade do produto é validada com o cliente final, os seus utilizadores, através de testes de verificação.