Qucaan
A Qucaan Business Lda, é uma empresa portuguesa, com mais de 10 anos de história, sediada em Matosinhos - Portugal. O nosso principal objetivo visa encontrar soluções eficientes e competitivas para os nossos clientes nas áreas industriais / mecânicas e no setor dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (Epis).
Graças ao know-how técnico obtido com a nossa experiência no mercado e aos quadros qualificados da empresa, fomos sedimentando a nossa posição como um dos principais players do setor em Portugal, continuamente distinguidos, não só pelos nossos clientes, mas como também por múltiplas entidades externas. Paralelamente, a Qucaan desempenha um importante papel no mercado internacional, estando presente em múltiplos países, quer por instalações próprias, quer por parcerias estratégicas.
Fruto do trabalho desenvolvido e do aumento do poder de influência da empresa em Portugal, neste momento a Qucaan representa a título de exclusividade, em Portugal, 8 marcas internacionais (Toptul, VMD, K2-CAR, Compac, Elwis, Bozza, Fortelock e VM Footwear), dispõe de 4 marcas próprias (IQ Chemicals, Airgo, Cras e Hodie) e ainda de múltiplas parcerias consolidadas com marcas de renome internacional, como a 3M, a Delta Plus e a Payper.
Atualmente, a Qucaan é líder em várias gamas de produto no mercado nacional, marcando também a sua presença no mercado Internacional, nomeadamente em França, Angola, Moçambique, Espanha e Dubai. Com um crescimento contínuo e estável de cerca de 25% desde 2010, a Qucaan continua a apostar fortemente na sua inovação, formação e solvabilidade financeira.
A nossa missão mantém-se inalterada desde o primeiro dia, almejando “Prestar um serviço inovador e de qualidade, que se enquadre nas exigências dos nossos clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores." A visão global da empresa, está assente na premissa “sermos a principal referência do mercado nos setores de atividade onde estamos inseridos”.
Objetivo global do projeto de e-commerce.
A estratégia desenhada para o projeto e-commerce da Qucaan, subdivide-se em dois grandes prismas, fruto do modus operandi da empresa em Portugal. O primeiro, assentava no desenvolvimento de um portal B2B, destinado apenas aos clientes de revenda nacional, onde os mesmos pudessem, de forma rápida e intuitiva, não só colocar as suas encomendas, mas também, ter acesso a múltiplas informações de interesse para o cliente, no seu dia-a-dia operacional. O grande objetivo com este portal, visava garantir um nível de serviço mais rápido e integrado, com as soluções da Qucaan, a fim de estarmos cada vez mais próximos dos nossos clientes. Dadas as exigências crescentes do mercado, não só em termos de urgência de resposta, mas de também de informação e flexibilidade no serviço, sentimos que a única forma de mantermos, e até aumentarmos, o nosso registo junto dos nossos clientes, era dar este passo, e criar “um novo elemento” na nossa equipa, disponível 24/7, para auxiliar o nosso parceiro.
Sucintamente, com este desenvolvimento, o nosso principal objetivo era dotar os nossos clientes de uma nova e diferenciada ferramenta de trabalho, capaz de garantir respostas nas mais variadas circunstâncias do mercado.
O outro projeto, vocacionado para o mercado B2C, assenta no desenvolvimento integral de uma loja online, para comercialização das múltiplas marcas de equipamentos de proteção individual e coletiva, da Qucaan.
Com estes dois desenvolvimentos, Portal B2B e Loja Online Epis, esperamos consolidar a nossa posição no mercado e garantir um nível de resposta mais rápido e efetivo aos nossos clientes.
Principais vantagens e ferramentas da solução.
A principal vantagem das duas plataformas, reside na maior capacidade de resposta às necessidades dos nossos clientes. Com este desenvolvimento, pretendemos conferir aos nossos clientes a liberdade de consultar toda a informação disponível relativamente às soluções da Qucaan, explanando desde preços, nível de stock, informação técnica, imagens e outras características de importância no processo de decisão de compra dos nossos clientes.
Paralelamente a esta informação, disponibilizaremos também, na mesma plataforma, acesso a carrinhos de compras anteriores, possibilidade de comparação de artigos, histórico de faturas, catálogos, cupões promocionais e serviço de pós-venda integrado. Conforme relatado, o principal objetivo deste projeto visa liberalizar o acesso a informação crucial por parte do nosso cliente, com foco total na agilização do processo de compra.
Obviamente, que será igualmente importante referir que, do ponto de vista da exposição da Qucaan no mercado, pretendemos com estas duas plataformas expandir o leque de potenciais interessados nas nossas soluções, aumentando, não só a notoriedade das nossas marcas, mas também a notoriedade global da Qucaan no mercado.
Resultados esperados.
Prevemos com a implementação desta solução, minimizar o tempo despendido em cada processo de compra, mitigar potenciais erros no processo de seleção dos produtos e conferir maior visibilidade a todas as nossas marcas. Obviamente, que será um processo paulatino, mas com esta integração, almejamos converter cerca de 50% das nossas encomendas para um processo online e integralmente desempenhado pelo nosso cliente, num período de um ano. Após a plena integração do projeto, prevemos um natural aumento da procura das nossas soluções, fruto do aumento da visibilidade de cada uma das marcas, mas também da agilização do processo global de compra.
Objetivos de implementação futura
Primeiramente, em termos de objetivos, pretendemos implementar e estabilizar este projeto no seu global, garantindo que todos aqueles que diariamente trabalham com a Qucaan, possam dispor de uma ferramenta díspar no mercado, no seu dia-a-dia laboral. Esse é o principal foco no nosso projeto.
Futuramente, e após a plena implementação do mesmo, pretendemos, naturalmente, otimizar esta ferramenta de trabalho, para que possa estar mais dotada de recursos úteis para os nossos clientes. Compreendemos que trabalhar num mercado dinâmico e exigente como o nosso, requer atualizações contínuas nos recursos das plataformas, para que possamos estar sempre próximos da realidade e aptos a garantir uma resposta eficaz às suas necessidades.
Experiência de trabalhar com a inCentea M.I
A experiência global foi extremamente positiva! Desde a primeira fase do levantamento das necessidades, completamente diferenciada da concorrência, até ao processo de aconselhamento e aplicação das ideias, toda a dinâmica de trabalho da equipa da inCentea foi imaculada.
Colocando-nos na ótica do cliente, aquando do desenvolvimento deste tipo de projetos, o que idealizamos é sentir a confiança e know-how daqueles com quem trabalhamos, e comparando as expectativas iniciais, com o resultado final obtido, é fundamental referir que todo o trabalho desenvolvido pela inCentea, esteve, efetivamente, acima das expectativas.
É também crucial referir, que muito do feeling positivo que sentimos em torno do projeto, se deve a todos os colaboradores da inCentea que, diariamente, trabalharam com a equipa da Qucaan, sempre conscientes das nossas exigências e com uma capacidade de adaptação e flexibilidade diferenciada no mercado. Desde o espírito disruptivo, até à plena perceção das nuances do mercado, todo o trabalho no desenvolvimento deste projeto ficou, naturalmente, facilitado fruto do empenho e conhecimento da inCentea. Portanto, e finalizando, recomendamos impreterivelmente a inCentea, colocando-os como parceiros estratégicos atuais, e futuros, no crescimento e desenvolvimento da Qucaan.