5 Razões para não optar por estas plataformas

Prestashop, Shopify ou Woocommerce : diga não a estas plataformas! Pretende uma loja à medida, segura, extensível e de alta performance para o seu negócio? Então saiba, neste artigo, porque é que não deve optar por plataformas de open source CMS.

As tradicionais plataformas de e-commerce open source CMS, como o Prestashop, Shopify ou Woocommerce , apesar de serem soluções incríveis para quem não pretende ter muito trabalho e dedicar tempo à sua loja, não são o mais viável para médias e grandes empresas. Este tipo de negócios, exigem muitas especificidades que as soluções open source não vão conseguir suportar e, a longo prazo, terá uma loja desatualizada e limitada.

Se já sabe a importância do e-commerce como acelerador de vendas online, conheça agora cinco razões para não optar por plataformas de e-commerce open source CMS:

1 - Têm integrações limitadas (ou inexistentes) com os softwares de gestão profissional

Todos nós sabemos que cada negócio é diferente, com procedimentos e softwares distintos. Estas especificidades implicam implementar e personalizar temas, plugins ou add-ons específicos. Por vezes, quando a personalização não é possível, é necessário o seu desenvolvimento.

O que acontece é que, ao existirem atualizações na plataforma, terão de existir também naquilo que desenvolveu extra. Esta limitação, exige ter um programador atento a todas as atualizações da plataforma, 24h por dia, por forma a que nada falhe na sua loja quando existirem atualizações.

Por outro lado, sabemos que os negócios evoluem, assim como os processos a eles associados. Com uma plataforma open source CMS, como o Prestashop, Shopify ou Woocommerce, não conseguirá expandir e adaptar o seu e-commerce, sem ter de reestruturar grande parte do mesmo.

Assim, antes de iniciar o desenvolvimento do seu site, experimente consultar os softwares mais comuns (Primavera BSS, SAGE, SPA, NAV) e verifique se dispõem de plugins nativos de integração, que correspondam a todas as necessidades do seu negócio (regras de negócio, condições de pagamento e de fornecimento, tabelas de preços, informações de produtos, campanhas, descontos, promoções, entre outros).

2 - Soluções open source têm baixa segurança e elevada manutenção

Num e-commerce open source, tem de acompanhar constantemente as atualizações da plataforma que escolher (tema, plugins, add-ons). Ter um profissional dedicado a isto, implica um aumento de custos. Em contrapartida, se não tiver um profissional dedicado, a solução poderá ficar comprometida funcionalmente e a nível de segurança e performance.

3 - Elevada dependência dos providers

Os providers funcionam como um puzzle. Caso uma peça não  encaixe, pode comprometer todo o seu e-commerce. Por outro lado, existe o risco do programador descontinuar a solução e a sua loja de e-commerce feita no Prestashop, Shopify ou Woocommerce, deixar de funcionar em segundos. Isto porque os plugins e add-ons são desenvolvidos por programadores independentes destas plataformas.

4 - Baixa performance do seu e-commerce se for feito no woocommerce, prestashop ou magento

Sabemos que uma das coisas que mais valoriza na hora de construir o seu e-commerce é que este tenha uma alta performance. Em soluções de open source CMS, isto não acontece. À medida que o seu negócio vai crescendo e conseguindo mais clientes e/ou aumentar a sua oferta, mais customização irá precisar e mais tráfego irá ter o seu e-commerce, o que o tornará mais lento. Por outras palavras: quanto mais à medida for o seu negócio, mais plugins e add-ons exige e, consequentemente, mais pesado e lento fica.

Além disso, garantir que cumpre todos os parâmetros do Google PageSpeed Insights é extremamente difícil, o que vai dificultar a indexação nos motores de busca.

5 - Customização SEO complexa

A otimização para os motores de busca é essencial em qualquer negócio. Se não aparece quando o seu público pesquisa pelos seus produtos/serviços, dificilmente conseguirá vender.

Contudo, para que esta otimização aconteça, existem vários requisitos que o seu e-commerce tem de cumprir - hierarquia de heading, meta title, meta description, alt tag imagens, robots, sitemap, entre outros - os quais requerem diversas ferramentas, parametrizações e dependências. Estas ferramentas, além de tornarem a sua loja online mais pesada e de prejudicarem o desempenho da mesma, necessitam de manutenção.

Se testar um e-commerce desenvolvido em open source CMS em ferramentas como SEO Site Checkup, Screaming Frog, Screaming Frog SEO Spider Tool, AHRef ou SemRush, verá que ainda há um longo caminho a percorrer.

E-commerce desenvolvido à medida é a solução!

Além dos pontos acima mencionados, é possível identificar outras desvantagens no Prestashop, Shopify ou Woocommerce, como a necessidade de recursos técnicos elevados, que vão comprometer a velocidade da loja; o suporte destas soluções pode ser demorado, inexistente ou inadequado ao seu negócio e a garantia e responsabilização ilimitadas.

Soluções como o Prestashop, Shopify ou Woocommerce, são construídas para funcionar em e-commerces muito pequenos, com poucas (ou nenhumas) especificidades.

Vantagens de uma solução à medida ao invés de Prestashop, Shopify ou Woocommerce

  • Solução de e-commerce com boa performance: ao ter um código desenvolvido 100% por um programador, que conhece todas as características do seu negócio, conseguirá um site mais rápido.
  • Negócio escalável: quer crescer o seu negócio, certo? Com uma solução à medida tem a flexibilidade de escalar o seu negócio, com um e-commerce que irá conseguir acompanhar esse crescimento. Comportar os maiores fluxos de tráfego, é um exemplo.
  • E-commerce seguro: tanto para o seu negócio, como para os seus clientes, a segurança é fundamental. Numa solução à medida, consegue garanti-la.
  • Personalização total: como quer organizar o seu site? Que requisitos necessita de ter? Com uma solução à medida tem um e-commerce totalmente personalizado.
  • Otimização para motores de pesquisa: com um e-commerce seguro, rápido e personalizado, vai conseguir fazer o SEO do seu site de forma mais prática e eficaz.

Note-se que nenhuma solução é 100% segura e fiável. Contudo, ao entregarmos o nosso negócio a uma plataforma aberta e onde intervêm programadores de todo o mundo, estamos a aumentar a probabilidade.

Assim, aconselhamos a optar por soluções feitas à medida. Opte por recorrer a agências especializadas, com serviço de consultoria de marketing estratégico e tecnológico, com a análise e a implementação da sua loja online. Desta forma, garantirá que tem uma solução de ecommerce à medida, com todas as especificidades que o seu negócio exige.

Marque uma avaliação do seu negócio, sem compromisso, com a PowerSales e perceba todas as vantagens de um e-commerce à medida para o seu negócio.

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