A relevância de um plano estratégico nas empresas foi o mote para a conversa com Camilo Lourenço, que conta com mais de 280.000 seguidores nas redes sociais, com o canal A Cor do Dinheiro.
Camilo Lourenço considera que para a sua atividade e projeto não é muito diferente de muitas outras atividades, nomeadamente empresariais, onde o importante é ter definido um objetivo e o espaço temporal para o atingir. Após esse exercício o processo é reverse engineering como o próprio refere: “Quais os passos para poder chegar aquele objetivo naquele espaço temporal que fixei?”.
A experiência passada em meios de comunicação social fez Camilo Lourenço questionar o que existia no mercado neste setor e fez a pergunta chave: “como é que os meios de comunicação social estão a enfrentar o desafio da digitalização?” e a partir daí aproveitou a oportunidade de utilizar canais digitais de comunicação como forma de se dirigir diretamente às pessoas, sendo esse o seu grande objetivo. Assim, é fundamental ter um plano estratégico, senão não se consegue atingir o que se pretende.
A forma como operacionalizou o projeto demonstra a existência de um plano também de marketing, uma vez que já conta com grandes marcas que permite garantir a sustentabilidade do negócio e atingir outros níveis de profissionalismo. O canal A Cor do Dinheiro tem inúmeros convidados e conta com intervenientes sólidos que lhe permite ter autoridade nos temas de economia, política e gestão.
Para o jornalista, formado em direito económico, as empresas beneficiam com um plano estratégico para garantir clareza nos objetivos e que toda a empresa possa estar envolvida no processo de definição dos estágios para os atingir. Envolver todos os trabalhadores é crucial para que se analise quais as fases para se chegar aos objetivos e devem ser comunicadas todas as decisões estratégicas da empresa.
Em tempos de pandemia, Camilo Lourenço considera que o plano não só vai ajudar a minimizar o impacto negativo, como realça que deve haver flexibilidade no seu desenho. “Plano é importante sim, mas temos de estar permanentemente atentos para fazer ajustamentos”. Ao longo dos 5 anos de existência, A Cor do Dinheiro lançou projetos e iniciativas de sucesso, e outros que não correram tão bem, mas os números falam por si e indicam um crescimento positivo do canal.
“Recomendo mesmo às empresas que nunca se esqueçam desta preocupação: planear, planear é absolutamente crítico para o sucesso” – finalizou Camilo Lourenço, o fundador da página A Cor do Dinheiro, que sistematicamente bate recordes de visualizações dos seus programas diários.
A definição de um plano estratégico, de marketing e de negócios são cruciais para a sustentabilidade do seu negócio e por isso pode contar com a inCentea MI para o ajudar.
Assista à entrevista completa:
Veja aqui como podemos ajudar a planear a estratégia da sua empresa.