Definir a estratégia de uma empresa não é o mesmo que definir o marketing estratégico. Mas, ambas as atividades estão relacionadas e fazem parte do processo de planeamento estratégico.

Os objetivos estratégicos implicam definir um futuro para uma empresa ou para uma marca. O marketing estratégico implica definir uma proposta de valor para segmentos alvo específicos, com objetivos de venda ou quotas de mercado.

Antes de definir o marketing estratégico
(tático e operacional)…

Antes de definir o marketing estratégico (tático ou operacional) da sua empresa ou marca deverá definir a estratégia, visão, missão e valores para o futuro (geralmente 3 a 5 anos).
Ou seja, se não definir a estratégia da sua empresa não poderá definir o marketing estratégico e consequentes planos estratégicos.

Marketing estratégico é tangível nos planos estratégicos.

 

Comece por definir a
estratégia da sua empresa ou marca

Apresentamos algumas ferramentas e princípios:

Missão, visão e valores

A definição ou redefinição da missão, visão e valores de uma empresa

é parte do planeamento estratégico

  • - Missão: futuro, competência, objetivos e metas
  • - Visão: declaração inspiracional
  • - Valores: comportamento e forma como pretende ser reconhecida

PESTEL

Esta ferramenta analisa cinco elementos externos que fazem parte do ambiente externo ou macro do marketing.

  • - Político ou jurídico
  • - Económico
  • - Sócio-demográfico ou Cultural
  • - Tecnológico (infraestruturas)
  • - Ambientais
     

Cinco Forças de Porter

Instrumento estratégico proposto por Michael Porter, usado para analisar o macro ambiente de marketing, bem como se centra nos elementos da competência de um determinado setor, geralmente associado a uma restrição do espaço geográfico.

  • - O poder de negociação dos compradores
  • - Barreiras à entrada
  • - Rivalidade
  • - Substitutos
  • - O poder de negociação dos fornecedores

 
SWOT

É uma ferramenta estratégica utilizada depois de PESTEL e As Cinco Forças de Porter foram concluídas.

  • - Forças
  • - Fraquezas
  • - Oportunidades
  • - Ameaças

 

7 passos do processo de
marketing estratégico

Análise interna

Desenvolvida pelo marketeer

Realizando um diagnóstico minucioso do ambiente de marketing interno, focando-se em qualquer área, atividade ou recurso, já existente ou previsto que possa afetar as atividades de marketing.

Análise externa e competitiva

Com base num diagnóstico minucioso do macro ambiente de marketing e do desempenho levando ao desenvolvimento da análise PESTEL, das Cinco Forças de Porter e na identificação dos principais concorrentes.

Segmentação

E identificação de segmentos-alvo

Para cada segmento-alvo, deve ser desenvolvida uma análise SWOT para identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças.

Posicionamento

O posicionamento do produto é desenvolvido recorrendo às estratégias de posicionamento disponíveis.

Objetivos estratégicos

Os objetivos estratégicos de marketing devem ser definidos com base nas análises internas e externas, na análise SWOT e no posicionamento de cada segmento-alvo.

Marketing mix

Correspondente é desenvolvido para cada segmento-alvo

 
Usando os 4 Ps ou os 7 Ps de acordo com o tipo de produto ou serviço. Durante este processo são identificados os fatores de sucesso, assim como os riscos e os planos de contingência são reunidos tendo em vista os riscos de maior impacto e probabilidade de acontecerem.

Planos estratégicos e táticos

Implementam-se os recursos, ações e e prazos de modo a alcançar os objetivos estratégicos de marketing.