Definir a estratégia de uma empresa não é o mesmo que definir o marketing estratégico. Mas, ambas as atividades estão relacionadas e fazem parte do processo de planeamento estratégico.
Os objetivos estratégicos implicam definir um futuro para uma empresa ou para uma marca. O marketing estratégico implica definir uma proposta de valor para segmentos alvo específicos, com objetivos de venda ou quotas de mercado.
Antes de definir o marketing estratégico
(tático e operacional)…
Antes de definir o marketing estratégico (tático ou operacional) da sua empresa ou marca deverá definir a estratégia, visão, missão e valores para o futuro (geralmente 3 a 5 anos).
Ou seja, se não definir a estratégia da sua empresa não poderá definir o marketing estratégico e consequentes planos estratégicos.
Marketing estratégico é tangível nos planos estratégicos.
Comece por definir a
estratégia da sua empresa ou marca
Apresentamos algumas ferramentas e princípios:
Missão, visão e valores
A definição ou redefinição da missão, visão e valores de uma empresa
é parte do planeamento estratégico
- - Missão: futuro, competência, objetivos e metas
- - Visão: declaração inspiracional
- - Valores: comportamento e forma como pretende ser reconhecida
PESTEL
Esta ferramenta analisa cinco elementos externos que fazem parte do ambiente externo ou macro do marketing.
- - Político ou jurídico
- - Económico
- - Sócio-demográfico ou Cultural
- - Tecnológico (infraestruturas)
- - Ambientais
Cinco Forças de Porter
Instrumento estratégico proposto por Michael Porter, usado para analisar o macro ambiente de marketing, bem como se centra nos elementos da competência de um determinado setor, geralmente associado a uma restrição do espaço geográfico.
- - O poder de negociação dos compradores
- - Barreiras à entrada
- - Rivalidade
- - Substitutos
- - O poder de negociação dos fornecedores
SWOT
É uma ferramenta estratégica utilizada depois de PESTEL e As Cinco Forças de Porter foram concluídas.
- - Forças
- - Fraquezas
- - Oportunidades
- - Ameaças
7 passos do processo de
marketing estratégico
Análise interna
Desenvolvida pelo marketeer
Realizando um diagnóstico minucioso do ambiente de marketing interno, focando-se em qualquer área, atividade ou recurso, já existente ou previsto que possa afetar as atividades de marketing.
Análise externa e competitiva
Com base num diagnóstico minucioso do macro ambiente de marketing e do desempenho levando ao desenvolvimento da análise PESTEL, das Cinco Forças de Porter e na identificação dos principais concorrentes.
Segmentação
E identificação de segmentos-alvo
Para cada segmento-alvo, deve ser desenvolvida uma análise SWOT para identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças.
Posicionamento
O posicionamento do produto é desenvolvido recorrendo às estratégias de posicionamento disponíveis.
Objetivos estratégicos
Os objetivos estratégicos de marketing devem ser definidos com base nas análises internas e externas, na análise SWOT e no posicionamento de cada segmento-alvo.
Marketing mix
Correspondente é desenvolvido para cada segmento-alvo
Usando os 4 Ps ou os 7 Ps de acordo com o tipo de produto ou serviço. Durante este processo são identificados os fatores de sucesso, assim como os riscos e os planos de contingência são reunidos tendo em vista os riscos de maior impacto e probabilidade de acontecerem.
Planos estratégicos e táticos
Implementam-se os recursos, ações e e prazos de modo a alcançar os objetivos estratégicos de marketing.