É a montra digital de um produto, serviço, recurso ou atividade específica, que permite ao visitante obter as informações necessárias de forma rápida e fácil, sem se distrair.
Para que serve uma landing page?
Um dos maiores erros de uma campanha de marketing digital segmentada, ou seja, direcionada a um determinado público-alvo e mercado, é enviar o tráfego angariado para o website institucional da empresa, ou pior, para a sua rede social! Isso só vai deixar o visitante confuso e perdido!
A Landing Page serve para captar e manter a atenção do visitante, concentrar a sua atenção nas informações que deseja que vejam e não os deixar inundados num mar de informação!
Tudo para que consiga atrair tráfego e converter leads em vendas.
Como atrair tráfego?
Criar a Landing Page
Design à medida ou template
- - Orientada à conversão
- - Teste constante
- - Medição constante
Atrair Tráfego
Campanhas Marketing Digital
- - PPC (pagamento por clique), Content Marketing (marketing de conteúdo)
- - E-Mail Marketing
- - Tráfego social
Tracking do tráfego
Google Analytics, Facebook Analytics, etc
- - Medir Conversões
- - Criar audiências
- - Criar eventos personalizados
Remarketing
Social Media Ads, Google Ads Search, Display….
- - Relembrar
- - Fidelizar
- - Convencer
Conversão
Criar audiência
- - Captação do contacto
- - Excluir quem já converteu
Tratar a Lead
Pessoal ou digitalmente
- - Dar seguimento às leads angariadas
- - E-mail Pessoal ou E-mail Marketing
- - Telefonema, Visita Comercial, …
Venda
Final do ciclo!
- - Apoio ao cliente
- - Inquérito de satisfação
- - Fidelização
Boas Práticas?
Apresentamos alguns princípios…
Ser específico
A proposta de valor tem de ser direta! Simplificando, o utilizador tem de perceber em segundos, o que está a oferecer e quais os benefícios.
- - Único e claro propósito!
- - Foco! Oferta específica, para um mercado e segmento específico.
- - Descrever apenas as principais características.
- - Ausência de distrações.
Apelo à ação! (CTA)
Os CTA (call to action) devem obter o nível de atenção mais rápido e mais alto. Fazê-lo clicar, preencher ou comprar imediatamente.
- - Ser persuasivo.
- - Mostrar escassez.
- - Mostrar oportunidade imperdível.
Prova social!
Quando escolhemos um hotel ou um restaurante procuramos ver a classificação ou as opiniões nas diversas plataformas, certo?
- - Validação de números (autoridade).
- - Garantias geram confiança.
- - Parceiros geram confiança.
- - Testemunhos.
Design simples e claro
O design de interface (UI) e experiência do utilizador (UX) tem de ser orientado à conversão. O foco é estimular o utilizador a agir.
- - Os botões têm de parecer botões!
- - Página mais curta, mais conversões.
- - Página mais longa, leads mais nutridas.
Um bom copy facilita a compreensão!
A forma como escreve influência imenso a perceção e também o êxito da conversão! Deve persuadir o utilizador a tomar uma ação positiva, seja clicando num botão ou fazendo scroll down para ler mais.
- - A Informação deve ser muito concisa.
- - Caso o produto exija uma explicação mais longa opte por vídeo ou não concentre toda a informação num único ponto.
Muita atenção com os formulários!
Os formulários têm de ser simples, fortes e de fácil compreensão!
- - Campos estritamente necessários! + campos = + fricção!
- - Formulários longos com “passo a passo”.
- - Pessoas no formulário humanizam a página. Mas atenção! Devem estar a olhar para o formulário e não para o utilizador!
Mobile Friendly
É inevitável! Todos nós usamos os dispositivos móveis para navegar hoje em dia.
- - Adaptação a qualquer dispositivo móvel.
- - O tempo de carregamento tem de ser rápido.
Medir e testar!
A estrutura simples de uma Landing Page permite, com bastante agilidade, proceder a testes constantes.
- - Criar versão A e B, testar e comparar.
- - Saber quem visita, o que vê e de onde vem.
- - Saber como o utilizador interage e reage.
- - Ajustar e adaptar sempre que necessário!
Tipo de Landing pages?
Existem, essencialmente, 2 tipos de Landing Pages:
Geração de Leads.
Página que tem o objetivo de captar o contacto do utilizador.
Páginas Click-Through.
Página que tem o objetivo de remeter o utilizador para onde queremos.
Propósitos:
Apresentação de produto/serviço/empresa
Promoção de produto/serviço
Inscrição em evento
Inscrição em Webinar
Subscrição de newsletter
Download de e-book, cupão, app ou ficheiro
Venda de produto
Questionário ou inquérito
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