A gestão de clientes consiste num conjunto de estratégias concertadas para gerar interação entre a marca e o consumidor. Trabalhar com gestão de clientes é utilizar recursos — tecnológicos ou não — para atrair, conquistar, fidelizar e recuperar clientes.

O que implica uma boa gestão de cliente:

Conhecer muito bem o cliente

Tente obter o máximo de informação possível sobre o cliente e o seu negócio para tentar apresentar serviços mais personalizados

Dar atenção ao cliente

Se não houver uma gestão otimizada dos seus clientes, estes nunca serão clientes de verdade


Definir estratégias

Requerem um amplo conhecimento sobre as experiências de consumo do cliente e permite analisar o seu nível de satisfação
 

Investir no cliente

Construção de um relacionamento de confiança. O cliente precisa acreditar, confiar e saber que pode contar consigo

Mais valias em ter uma gestão de cliente focada no relacionamento

  • - Melhor desempenho nas vendas
  • - Informações seguras e de confiança
  • - Aumento das suas vendas por cliente
  • - Ofertas de serviços e produtos mais assertivas
  • - Atendimentos mais ágeis
  • - Fidelização do cliente
  • - Novas possibilidades de vendas
  • - Melhorias contínuas da organização
  • - Adaptação do portfolio e segmentação

Na era que vivemos é urgente reinventarmos a forma como abordamos os nossos clientes. A pensar nisso Bill George, Sénior Follow da HBS e autor da Discover Your True North criou o termo VUCA:

Visão

Understanding(entendimento)

Coragem

Adaptabilidade

Visão

Visão e missão claras para que se traduza numa estratégia coerente

Understanding (entendimento)

Pesquisa de várias fontes de informação, através do contacto com colaboradores e clientes

Coragem

Tomar decisões audazes e fazer coisas fora da caixa

Adaptabilidade

Preparar vários planos

Como convencer o decisor final (comprador)?

Garanta a aprovação pessoal do seu contacto

Sempre que marque uma reunião valide pessoalmente esse mesmo contacto e saiba com quem vai falar.

Faça parte da equipa do cliente

Perceba, efetivamente, as necessidades do cliente de forma a sentir o projeto como seu. Vista a “camisola do cliente” e assim consegue melhores resultados.

Marque uma reunião com todos os agentes decisores

Envolva as pessoas no projeto, pois todos os inputs das diferentes áreas são importantes. No entanto, saiba de antemão quem é o principal decisor.

Volte a fazer a sua apresentação de início

Reforce a mensagem que em conjunto vão conseguir a solução ideal para o sucesso do cliente.