A gestão de clientes consiste num conjunto de estratégias concertadas para gerar interação entre a marca e o consumidor. Trabalhar com gestão de clientes é utilizar recursos — tecnológicos ou não — para atrair, conquistar, fidelizar e recuperar clientes.
O que implica uma boa gestão de cliente:
Conhecer muito bem o cliente
Tente obter o máximo de informação possível sobre o cliente e o seu negócio para tentar apresentar serviços mais personalizados
Dar atenção ao cliente
Se não houver uma gestão otimizada dos seus clientes, estes nunca serão clientes de verdade
Definir estratégias
Requerem um amplo conhecimento sobre as experiências de consumo do cliente e permite analisar o seu nível de satisfação
Investir no cliente
Construção de um relacionamento de confiança. O cliente precisa acreditar, confiar e saber que pode contar consigo
Mais valias em ter uma gestão de cliente focada no relacionamento
- - Melhor desempenho nas vendas
- - Informações seguras e de confiança
- - Aumento das suas vendas por cliente
- - Ofertas de serviços e produtos mais assertivas
- - Atendimentos mais ágeis
- - Fidelização do cliente
- - Novas possibilidades de vendas
- - Melhorias contínuas da organização
- - Adaptação do portfolio e segmentação
Na era que vivemos é urgente reinventarmos a forma como abordamos os nossos clientes. A pensar nisso Bill George, Sénior Follow da HBS e autor da Discover Your True North criou o termo VUCA:
Visão
Understanding(entendimento)
Coragem
Adaptabilidade
Visão
Visão e missão claras para que se traduza numa estratégia coerente
Understanding (entendimento)
Pesquisa de várias fontes de informação, através do contacto com colaboradores e clientes
Coragem
Tomar decisões audazes e fazer coisas fora da caixa
Adaptabilidade
Preparar vários planos
Como convencer o decisor final (comprador)?
Garanta a aprovação pessoal do seu contacto
Sempre que marque uma reunião valide pessoalmente esse mesmo contacto e saiba com quem vai falar.
Faça parte da equipa do cliente
Perceba, efetivamente, as necessidades do cliente de forma a sentir o projeto como seu. Vista a “camisola do cliente” e assim consegue melhores resultados.
Marque uma reunião com todos os agentes decisores
Envolva as pessoas no projeto, pois todos os inputs das diferentes áreas são importantes. No entanto, saiba de antemão quem é o principal decisor.
Volte a fazer a sua apresentação de início
Reforce a mensagem que em conjunto vão conseguir a solução ideal para o sucesso do cliente.