Existe a errada perceção que o marketing é publicidade. Também é, mas não só.

Para procurar quebrar este "mito" apresento 8 tarefas essenciais de marketing:

  1. O desenvolvimento do produto/serviço (proposta de valor, branding) é marketing;
  2. O preço não é o financeiro que cria, mas sim o marketing;
  3. Na distribuição não é a logística que prepara a estratégia, mas sim o marketing;
  4. A promoção, onde se inclui a publicidade é, claramente, marketing;
  5. As pessoas a que se destina o produto/serviço são identificadas através de pesquisa de mercado, sobre gestão de marketing;
  6. O posicionamento é identificado e definido no marketing;
  7. Os processos de venda e comunicação são definidos no marketing;
  8. A performance é medida através de métricas definidas no marketing.

Sem um marketing mix (nome que se dá ao conjunto de tarefas definidas em cima) bem definido uma ação publicitária não faz milagres.

Se o produto não cumpre a sua função, o preço é desajustado ou não é acessível logística e financeiramente ao público a que se destina: é dinheiro mal investido!

No caso dos serviços, se não soubermos quem são as pessoas que nos compram, o posicionamento da marca, os processos e fluxos de venda, manutenção e satisfação do cliente, uma ação publicitária é infrutífera. E se, juntando todas estas tarefas, não tivermos ferramentas de medição de resultados (além da faturação), todas as tarefas ficam sem foco.

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Diria que o marketing mix é um ciclo contínuo de tarefas interligadas, que dependem umas das outras e requerem ações de medição e melhoria ininterrupta.

Por isso, antes de pensar em publicidade, pense no marketing mix como motor estratégico do seu negócio.

José Lopes
Gerente & Co-Fundador inCentea M.I