O que é uma lead?
A lead é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Esta demonstração de interesse pode surgir de várias formas: preenchimento de formulários, acesso a determinados conteúdos ou por contacto direto.
Não há garantia que uma lead se transforme de imediato num cliente ou que este volta a visitar o seu site, por exemplo.
A geração de leads (lead generation) é um processo muito importante para empresas que desejam atrair novas oportunidades de negócio. Este é o primeiro passo para um conjunto de outras estratégias importantes que serão implementadas para aumentar o interesse do seu potencial cliente pelos seus produtos e/ou serviços e convencê-lo a comprar.
Deixamos algumas dicas imprescindíveis para o ajudar a trabalhar as suas leads!
Técnicas de Lead Generation
1.Landing Pages
As landing pages são páginas da web nas quais o visitante fornece alguns dados no formulário em troca de algum conteúdo, como e-books, webinars, entre outros. Assim, além de continuar interessado na sua marca, há grandes chances de ele recomendar o conteúdo e partilhá-lo nas redes sociais, por exemplo, fazendo com que a sua base de leads aumente.
2.Newsletter
A newsletter é bastante eficiente quando o assunto é geração de leads. Quando o visitante opta por subscrever uma newsletter num site, ele preenche alguns dados, como nome e endereço de e-mail e a empresa pode enviar conteúdos específicos para esse contacto.
3. Eventos online e offline
Outra maneira de conseguir lead é através de eventos, sejam eles online ou offline. Nos eventos online, você pode promover palestras, webinars, por exemplo. Mas, para que o visitante possa participar, ele precisa preencher um formulário com os dados para contato. Já nos eventos offline, como feiras e exposições, você pode pedir para que os visitantes façam todo o registo de forma digital onde os contactos possam estar disponíveis para todos os visitantes desse evento, fomentando um momento muito importante de networking.
4. Search Engine Optimization (SEO)
As técnicas de SEO permitem otimizar a busca pelo seu conteúdo nos sites de pesquisa. Assim, você consegue atrair mais visitantes ao seu blog ou site, o que aumenta a possibilidade de transformá-los em leads.
5. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem a ver com a prática de gerar conteúdos relevantes para o seu público-alvo e o perfil do seu consumidor. Isso normalmente é feito em blogs, mas as redes sociais também podem ser utilizadas e os potenciais clientes começam a perceber que é especialista nos serviços ou soluções que oferece. Assim, atrai mais visitantes às suas páginas e por sua vez aumenta a oportunidade de gerar leads.
Boas práticas
Apresentamos alguns princípios…
Plano de Acção Interativo (PAI)
Depois de definido o objetivo e os seus indicadores chave, poderá criar uma estratégia eficaz de conteúdos e construir a melhor experiência de utilizador possível.
Criar o conteúdo
Deve identificar muito bem quais as palavras-chave, criando um conteúdo de forma a que o seu público-alvo se identifique. Só desta forma é possível criar um engage (uma relação).
Divulgar o conteúdo
Não basta criar só o conteúdo. Mas também analisar a otimização dos conteúdos nos diferentes dispositivos, como sejam, os tablets e smartphones.
Medir e analisar os dados
Definir os indicadores e avaliá-los para melhoria contínua e poder reformular algum ponto que seja necessário.
Ajustar
Quanto melhor conhecer o seu público-alvo, melhor serão os resultados e, por sua vez, o alcance dos objetivos pretendidos.
Atrair a audiência
Definir uma oferta, um desconto especial. Mostrar diferenciação na sua solução ou serviços disponibilizados.
Converter, vender e fidelizar
Em suma é este o objetivo final. O que se pretende é convencer clientes, vender serviços e/ou produtos e fidelizar clientes, ou seja, que um cliente tenha uma experiência única que volte a recorrer aos vossos serviços/produtos. E muito importante: que os promova/recomende junto dos seus contactos.