Para perceber um pouco melhor o tema dos entregáveis, vamos pensar na importância que um empregado de mesa tem na gestão da nossa expectativa, neste caso, alimentar.
Quando vamos a caminho do restaurante já vamos a pensar naquele bife com batatas fritas que tanto adoramos. Mal nos sentamos, e caso seja num almoço em dia de trabalho, começamos logo a ficar impacientes.
O empregado de mesa, prontamente, vem atender o nosso pedido e, como sabe o nosso propósito, de uma forma perspicaz vai fazendo entregas; ora em forma de pão e azeitonas, ora em forma de cremes modernos (não esquecendo a bebida, regra nº 1).
Nós, que chegámos com a expectativa do bife com batatas fritas começamos a baixar os níveis de ansiedade. Por fim, após 2 mensagens no WhatsApp e 5 scrolls no Instagram, lá chega o nosso desejado bife! Maravilha!
O empregado, experiente na matéria, remata com a cereja em cima do bolo, literalmente! E lá consegue encaixar o seu addon, com a sobremesa da casa: bolo de chocolate com cereja.
Qual o contributo dos entregáveis para um projeto?
Na restauração, como em qualquer prestação de serviços, gerir as expectativas de um cliente é uma das tarefas mais importantes e determinantes na empresa, que permite a satisfação e recorrência dos clientes.
Pensar na gestão de um projeto de forma faseada, se possível com entregáveis, é uma peça fundamental para o sucesso, aumentando o nível de satisfação do cliente, reduzindo drasticamente possíveis conflitos e permitindo ainda potenciar o acréscimo de valor a um projeto (revisões, addons, alterações).
Mas afinal o que são entregáveis de projeto?
Entregáveis são portanto o resultado de um projeto. Pode ser um produto ou serviço a ser entregue a um cliente como objetivo final do projeto desenvolvido. Os entregáveis são parte de um plano de gestão de projetos em conjunto com a definição de objetivos, de orçamento e do cronograma e permitem mensurar o projeto desenvolvido e responder assim às expectativas dos clientes.