O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das formas possíveis de comunicar entre uma empresa e os seus atuais ou potenciais clientes.

O email marketing é uma excelente ferramenta de marketing na relação custo/beneficio que permite não só personalizar mensagens, mas também segmentar contactos da sua base de dados de forma simples.Permite comunicar de forma mais eficaz junto do seu público-alvo, podendo ainda medir os resultados e agir em função deles.

Exemplo de fluxo/funil

A quem reagiu

Subscreveu, aderiu

  • - E-mail de agradecimento
  • - Possível oferta
  • - Fidelizar

A quem abriu e não reagiu

Enviar novo e-mail

  • - Apresentar novas vantagens
  • - Oferta especial
  • - Convencer

A quem não abriu

Enviar novo e-mail

  • - Alterar o assunto do email
  • - Segmente os seus contactos

Interagir com outros meios

SMS, chat

  • - Adaptar ao meio de comunicação mais confortável para o utilizador

Siga as seguintes dicas:

Comunicar:

O que comunicar, para quem, de que forma e quais os objetivos! Sabendo o que pretende comunicar com o seu público-alvo, define o funil de vendas para que consiga converter uma lead num cliente (passa a ser uma lead quando um visitante do seu site, por exemplo, lhe dá o contacto de email).

Objetividade da mensagem:

É importante ter conteúdos relevantes captando a atenção dos clientes. Caso contrário deixarão de abrir os seus emails! Não descure o assunto do email.

Importância da lista de contactos:

Com que vai comunicar? Um dos pontos chave são as listas de contactos para onde vamos enviar a comunicação. Não esquecer de ter a opção de não pretenderem receber mais as newsletters (Opt-out)! Esteja atento!

Frequência de envio:

Defina a periodicidade de envio de forma consistente e cumpra-a!

Disponibilidade:

Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e reclamações do cliente que poderão surgir, não só pelo email utilizado para o envio da newsletter, como também através de outros canais.

Escolha uma boa plataforma de envio:

Com a escolha acertada da plataforma fica assegurado que os seus emails chegam da forma adequada e com qualidade. Faça pré-avaliações e evite que os servidores considerem spam!

Design responsive e atrativo:

Com o elevado numero de acessos ao email via smartphone deve garantir que o design é responsive e que as imagens não são muito pesadas.

Análise dos resultados:

Faça uma análise cuidada aos cliques obtidos e à taxa de abertura do email, permitindo ajustar a campanha em comunicações futuras. Avaliar sempre!

Comunique! Agora mais que nunca!