“Em Portugal, nos últimos 15 anos, evoluímos bastante na educação da população em relação à importância do design”. Foi assim que João Taveira, o atual Marketing Manager da UrHome Portugal iniciou a conversa connosco, com o objetivo de realçar a importância do design para o sucesso de uma marca.
A evolução da sensibilidade sobre o design é significativa por parte principalmente dos decisores das empresas, tanto a nível de webdesign, como design gráfico e até design de produto, também pela forte concorrência das marcas.
No último ano as pequenas marcas compreenderam que não basta uma estratégia de Facebook e Instagram para conseguirem criar escala de negócio. É preciso ter uma presença na web, com um website bem desenvolvido e assim, tornar a marca muito mais competitiva e, portanto, a escolha dos parceiros deve ser bem feita. Esse nível de exigência permite que o negócio seja mais competitivo e escalável, devendo servir o propósito da empresa e da marca.
Apesar da clara evolução do mundo digital, a experiência do tradicional e físico não se pode perder e todo o processo deve ser bem pensado, fazendo a união do digital com o físico. Para João Taveira a experiência de viver o produto é exigente e refere que a indústria da música vive bem esse paradigma, por exemplo, na compra do disco de vinil.
Por fim, o responsável de Marketing da URHome Portugal, refere que o mercado do design ficou mais democrático e acessível à generalidade das empresas, independentemente da dimensão e setor. Refere ainda que o webdesign, apesar de muito evoluído, ainda vai evoluir mais, pois hoje já assistimos à utilização de inteligência artificial e caminhamos para uma evolução, no futuro próximo, destas tecnologias.
Veja aqui a conversa completa com João Taveira: