“Em Portugal, nos últimos 15 anos, evoluímos bastante na educação da população em relação à importância do design”. Foi assim que João Taveira, o atual Marketing Manager da UrHome Portugal iniciou a conversa connosco, com o objetivo de realçar a importância do design para o sucesso de uma marca.

A evolução da sensibilidade sobre o design é significativa por parte principalmente dos decisores das empresas, tanto a nível de webdesign, como design gráfico e até design de produto, também pela forte concorrência das marcas.

"
“Não faz sentido uma marca não existir na web e, se existe na web, deve existir bem”, frisa João Taveira.

No último ano as pequenas marcas compreenderam que não basta uma estratégia de Facebook e Instagram para conseguirem criar escala de negócio. É preciso ter uma presença na web, com um website bem desenvolvido e assim, tornar a marca muito mais competitiva e, portanto, a escolha dos parceiros deve ser bem feita. Esse nível de exigência permite que o negócio seja mais competitivo e escalável, devendo servir o propósito da empresa e da marca.

 

Apesar da clara evolução do mundo digital, a experiência do tradicional e físico não se pode perder e todo o processo deve ser bem pensado, fazendo a união do digital com o físico. Para João Taveira a experiência de viver o produto é exigente e refere que a indústria da música vive bem esse paradigma, por exemplo, na compra do disco de vinil.

 

Por fim, o responsável de Marketing da URHome Portugal, refere que o mercado do design ficou mais democrático e acessível à generalidade das empresas, independentemente da dimensão e setor. Refere ainda que o webdesign, apesar de muito evoluído, ainda vai evoluir mais, pois hoje já assistimos à utilização de inteligência artificial e caminhamos para uma evolução, no futuro próximo, destas tecnologias.

 

Veja aqui a conversa completa com João Taveira:

 

 

Manuel Marrão
Account