Sabia que Portugal tem um dos índices mais elevados do mundo quanto à "aversão à incerteza"? Sabe o que isso pode influenciar nos nossos comportamentos como cidadãos e consumidores?
Compreender as especificidades culturais é importante para adaptar estratégias de marketing para alcançar clientes em diferentes contextos e ter conhecimento dos elementos que afetam a cultura é fundamental para uma estratégia de marketing sustentável.
O que é a cultura?
A Cultura tem sido definida de diferentes maneiras ao longo dos anos, porém a maioria dos autores concorda que é a ligação entre os indivíduos e a sociedade, abrangendo um conjunto de soluções para problemas comuns, que se tornam regras de comportamento.
Mitos, crenças e pressupostos básicos são os comportamentos mais implícitos, seguido de estados e processos mentais cognitivas (perceção, aprendizagem, memória e afeto). Os valores descrevem comportamentos desejáveis ou propósitos de vida que orientam comportamentos e avaliação de situações e são mais explícitos, tal como são as normas sociais (o que fazer e não fazer).
Instituições (família, educação, empresas, governo, religião e justiça) são um reflexo das normas e valores sociais e aplicam ou ensinam-nos o comportamento diário (hábitos e tradições em todas as áreas da atividade humana).
A cultura (e sua diversidade) reflete-se no conhecimento, crenças, valores, artes, leis, costumes, moralidade, habilidades e hábitos e conduz a comportamentos implícitos e explícitos.
Modelo de Hofstede
Geert Hofstede é possivelmente o cientista mais “famoso” associado à cultura.
É psicólogo e no seu trabalho, ao longo de várias décadas, desenvolveu o modelo de Cultura Nacional, que permite a comparação de profissionais com base em seis variáveis culturais.
Distância de poder
O Índice de Distância do Poder descreve como os membros menos poderosos de uma sociedade aceitam e esperam certa desigualdade de poder. Os membros de sociedades com alto índice de distância do poder tendem a não questionar aqueles que estão em níveis mais altos de poder. Além disso, eles esperam que os membros mais poderosos lhes sirvam de guias para seu trabalho. O PDI é tipicamente mais elevado nas sociedades da Ásia, Europa Oriental, América Latina e África
Individualismo vs Colectivismo
Em uma sociedade individualista, os membros tendem a tomar decisões de forma independente e se preocupam consigo e com seus familiares mais próximos.
Algumas culturas nacionais individualistas são: os Estados Unidos, Austrália e Inglaterra.
Aversão à incerteza
O Índice de Aversão à Incerteza (UAI - sigla em Inglês) explica como os membros de uma sociedade se sentem ao lidar com situações desconhecidas. Em culturas com forte UAI, as pessoas tendem a evitar riscos e situações inesperadas. A situação desconhecida cria grande ansiedade e stress. Portugal (99%), Grécia (100%) e Rússia (95%) são países cujas culturas nacionais têm um UAI alto, onde há uma preferência elevada para o previsível ou situações controladas.
Masculinidade vs Feminilidade
Em sociedades com alta masculinidade, as pessoas são impulsionadas pela competição e pelos resultados. As pessoas tendem a serem assertivas e centradas no sucesso material.
Países com culturas nacionais de alta Masculinidade são: Japão, Venezuela, Itália, Irlanda e México.
Orientação em longo prazo vs em curto prazo
As sociedades com orientação em longo prazo incentivam as pessoas a investirem e serem económicos. Ser persistente e cauteloso tem suas recompensas. Os membros da sociedade têm funções diferentes, os mais velhos devem ser respeitados e as relações são valorizadas.
As sociedades com orientação de longo prazo também tendem a adaptar as tradições aos contextos modernos. Os países do Leste da Ásia, como a China, Coréia e Japão tendem a ter culturas nacionais orientadas em longo prazo.