Qual é o papel do design no e-commerce?
O design desempenha um papel fundamental no e-commerce, pois representa um dos fatores críticos para o seu sucesso, criando uma identidade visual na mente do cliente. Afeta substancialmente a perceção do cliente relativamente à qualidade dos produtos e serviços prestados, o que influencia diretamente a conversão de leads em vendas. A componente humana no ecommerce pode ser transmitida através de uma experiência personalizada e autêntica criando uma conexão verdadeira com os clientes. Ainda que a empresa tenha o melhor produto ou serviço do mercado, se o consumidor não tiver uma experiência positiva e adaptável no website, não irá finalizar a compra, podendo mesmo abandoná-la e não regressar. É importante transmitir profissionalismo e credibilidade, aumentando a sua confiança e assumindo-se como fator preponderante na decisão de compra.
Experiência do utilizador (UX)
Para providenciar a melhor experiência ao utilizador, é essencial entender as suas necessidades e desejos, compreender como este se sente e comporta durante a navegação no website. Desta forma, o design tem um papel crucial no que diz respeito à experiência do utilizador (UX) em contexto e-commerce, pois representa a primeira impressão que o utilizador tem, afetando diretamente as conversões em vendas.
No entanto, a experiência do utilizador não é afetada exclusivamente pela aparência, mas também por aquilo que o cliente pode obter enquanto explora o website. Um dos aspetos mais importantes é a facilidade com que o utilizador consegue obter as informações que procura de uma forma clara e intuitiva (preço, produtos, reviews, avaliações), bem como a acessibilidade a todos os utilizadores (diferentes dispositivos, etc.).
Branding e identidade da marca
O reconhecimento da marca é o que faz com que a sua empresa se destaque na multidão, e cada website deve ter uma aparência consistente, de forma que um cliente a possa reconhecer.
O branding e o design são dois conceitos fundamentais para o sucesso do e-commerce. O branding afeta a perceção do consumidor sobre um determinado produto ou serviço. No entanto, um bom design e uma identidade de marca forte, aumentam a perceção do valor do produto ou serviço, e, por conseguinte, a intenção de compra por parte do consumidor.
O design tem um papel fundamental na criação de identidade de marca, garantindo o fácil reconhecimento por parte do utilizador, e em conjunto com o branding, ajuda a criar uma imagem de marca forte e coerente, transmitindo os seus valores, construindo uma relação na base da confiança e reconhecimento, criando uma conexão emocional com o consumidor.
A estrutura das páginas, o banner e o botão de Call to Action, são alguns elementos que devem complementar o logótipo da marca e que refletem a sua identidade. Este conjunto de elementos são trabalhados de acordo com os valores da marca, o seu propósito e o perfil de clientes que esta quer atrair.
Navegação intuitiva
A navegação intuitiva consiste numa estratégia do design, que torna a navegação mais fácil. Para tal, é necessário que as informações estejam organizadas de forma lógica, hierarquicamente definidas, sem que o utilizador necessite de orientações, para que este possa entender rapidamente onde está e para onde pretende ir.
Desta forma, conseguimos interligar o conceito do design à navegação intuitiva, pois é importante que este seja consistente para não criar confusão no utilizador. Os utilizadores devem poder aceder as listagens de produtos e adicioná-los ao "carrinho de compra" com grande facilidade. A navegação intuitiva é crucial para proporcionar uma boa experiência ao utilizador, incrementando as possibilidades de o utilizador encontrar o que pretende.
Uma navegação irregular ou confusa, pode ter um grande impacto na taxa de rejeição. Este é um indicador que reflete a experiência do utilizador evidenciando a importância de uma navegação intuitiva. O design é a chave para uma navegação sem obstáculos, tornando o website funcional.
Alguns elementos que contribuem para uma boa primeira impressão do cliente (utilizador) são:
• Nome da empresa
• Produtos vendidos
• Tipo de empresa
• Localização
• Qualidade das marcas.
• Perguntas frequentes
• CTAs que indicam o caminho aos utilizadores
• Velocidade de carregamento do website
• website responsivo.
Interface do utilizador (UI)
A UI (interface do utilizador) são todos os elementos (menus, botões, campos de entrada de texto), aos quais o utilizador interage com o sistema, a UI é importante uma vez que ela influencia diretamente a opinião do utilizador através da sua experiência com a interface.
A chave do sucesso de um website são as taxas de conversão. Fazer compras online pode ser um pesadelo se o UI (interface do utilizador) for obsoleto, por isso, ofereça um website amigável e torne uma experiência agradável e eficaz para que o utilizador consiga encontrar o que pretende.
Customer Experience (CX)
A experiência do cliente (CX) compreende todas as respostas cognitivas, afetivas, sensoriais e comportamentais do consumidor durante todas as etapas da jornada do consumidor, desde a pré-compra até a pós-compra.
Quando os consumidores têm uma boa experiência ao navegar num website ou realizar uma compra, há uma tendência de se sentirem mais satisfeitos, havendo uma maior probabilidade de aumentar as conversões e de recomendar a empresa a outras pessoas.
Uma experiência positiva contribui para a fidelização do cliente, reduzindo os custos de aquisição e aumentando o valor médio da compra. Por outro lado, uma experiência negativa pode resultar em clientes insatisfeitos, avaliações negativas e até a perda de negócios.
Nesse contexto, os designers desempenham um papel crucial no processo de CX, pois são responsáveis por criar interfaces que sejam fáceis de usar, agradáveis visualmente e que atendam às necessidades e expectativas do cliente. Na inCentea M. I, os designers trabalham em colaboração com profissionais de marketing para criar soluções de design que respondam às necessidades dos clientes.
O design websites são pensados de acordo com a linha gráfica do Branding, têm estruturas de navegação e hierarquias pensadas para o utilizador conseguir chegar a todos os conteúdos que o website disponibiliza, estão desenhados para o utilizador conseguir iniciar e finalizar uma compra/encomenda e são acessíveis de todos os suportes. O website da incentea Go, da incentea Core e da Bstone são alguns exemplos de projetos com design á medida, desenvolvidos pela nossa equipa.