A Berfon

Fundada em Outubro de 2006, a Berfon, Lda., é uma empresa familiar direcionada para o comércio de máquinas e acessórios para jardim, floresta e agricultura. A Berfon tem vindo a desenvolver a sua atividade a nível nacional, com a colaboração dos comerciais e de todos os funcionários da empresa, tendo já uma vasta carteira de clientes. Pretendemos garantir a confiança dos profissionais do setor, proporcionando o melhor serviço possível.
Durante cinco anos, usámos uma solução nativa da Primavera e lançámos a primeira plataforma e-commerce B2B, com vista a otimizar o processo de encomendas. Dois anos depois a solução Primavera foi descontinuada, não havendo desenvolvimento da plataforma e tivemos de equacionar outra solução. No entanto, este foi o primeiro teste e permitiu aprendermos bastante não só com os erros, mas com a gestão deste tipo de canal no nosso dia-a-dia e percebermos melhor quais são as nossas necessidades no online e, subsequentemente, nas vendas no e-commerce.


Principal desafio

O objetivo principal seria aliviar a receção de encomendas dos clientes, sendo que 92% das encomendas era efetuada por telefone, 3% por fax, e 5% por email.


Resultados após disponibilização da plataforma e-commerce B2B

Quando iniciámos este processo da nova plataforma optámos por fazer este processo passo a passo, ou seja, iniciámos a plataforma com poucas funcionalidades, mas as básicas para começarmos a testar a interação e recetividade com os nossos clientes. Logo no primeiro ano conseguimos canalizar 15% das nossas encomendas para o online, o que foi fantástico.

Foi nesta fase de teste que percebemos o potencial e optámos pelo PowerSales. Quando escolhemos a inCentea M.I, o objetivo era melhorar o UX, tornando a solução mais fácil e rápida. Ao longo de três anos desta experiência fomos acrescentando funcionalidades, à medida que o nosso negócio online foi crescendo.


Em comparação com os nossos principais concorrentes nacionais e internacionais, o feedback da nossa plataforma tem sido extramente positivo. Os nossos clientes consideram o PowerSales mais rápido e funcional, sem quaisquer dúvidas! Inicialmente sentimos alguma resistência dos clientes, mas fomos sempre ouvindo as suas dores e questionando sobre a sua experiência de utilização na plataforma e fomos evoluindo. Foi com base nesta premissa que a utilização da plataforma tem crescido exponencialmente e os resultados são positivos para a Berfon.


Neste momento, 55% dos pedidos chegam-nos através da plataforma de e-commerce. Deste excelente resultado destacamos dois pontos cruciais: o facto do próprio mercado ter evoluído neste sentido e todo o processo no e-commerce estar mais simplificado, é apelativo e rápido e permite-nos ter um feedback mais profundo dos clientes. Facto é que hoje os clientes não apresentam qualquer tipo de resistência na utilização da plataforma e os resultados estão à vista.


Feedback dos clientes Berfon

Ao fim destes três anos de experiência no PowerSales, o feedback dos clientes tem sido muito positivo, inclusive o último upgrade que realizámos em março deste ano: desenvolvimentos no outlet, criação de alertas e notificações, implementação de novas ferramentas de gestão comercial, tudo na mesma plataforma. Apostámos também na garantia de stock, preços e logística que, hoje em dia, é um dos maiores desafios nas empresas e através desta plataforma de e-commerce conseguimos resolver e organizar estes pontos importantes, onde diminuímos ainda o esforço sobre a criação constante de catálogos.

"
O PowerSales veio acelerar o nosso negócio e atualmente, em média, chegam-nos 30 a 40 encomendas por dia.

Porque optaram pelo PowerSales?

A nossa grande preocupação foi escolher uma empresa capaz de poder escalar a solução e desenvolver ugrades constantes, sempre feitos à nossa medida, acompanhando a evolução do negócio. Isto porque estamos sempre em contacto com os clientes para podermos melhorar, cada vez mais, o nosso negócio online, criando novas funcionalidades e otimizando processos.


Experiência

Estamos bastante satisfeitos. Foi a melhor opção para a nossa empresa. A inCentea M.I é, sem dúvida, o melhor parceiro pois qualquer intervenção que surja é rapidamente acatada e facilmente resolvida, onde nos apresentam sempre a solução ideal para as nossas necessidades.
 

André Fontes
Responsável de Compras e Marketing

Peça-nos uma proposta