Uma campanha de marketing digital pode ajudar uma empresa a atingir determinados objetivos, tais como construir uma melhor reputação online, aumentar o reconhecimento da marca, incentivar os utilizadores a fazer algum tipo de conversões ou mesmo uma venda.

A maioria das empresas não define uma estratégia de marketing digital antes de lançar uma campanha digital. Sem essas orientações estratégicas, o leque de fatores que influenciam o sucesso será mais abrangente e os resultados não serão os esperados.

Criar um anúncio publicitário nas redes sociais ou anúncios de pesquisa no Google não significam só por si, que tenha uma campanha de marketing digital.

Porquê investir em marketing digital

Se a internet transformou a vida das pessoas, o mesmo podemos dizer das empresas. A transformação digital abriu um alargado leque de possibilidades para a comunicação das empresas a custos mais baixos que os meios tradicionais. A igualdade no acesso a meios de comunicação digital coloca as empresas no mesmo patamar e confere oportunidades de competitividade para os mais pequenos que antes não existiam.

Mais motivações para investir em Digital:

  • - Gerar novas oportunidades de negócio
  • - Atingir novos clientes
  • - Capacidade de segmentação de audiência
  • - Aumentar notoriedade da marca
  • - Investimento mais reduzido em relação aos meios tradicionais
  • - Rapidez e versatilidade de implementação e otimização
  • - Mensurabilidade de resultados

Passos para criar uma campanha digital

Como referido anteriormente, antes de partir para a operacionalização de uma campanha de marketing digital, é necessário definir uma abordagem estratégica à mesma.

Para tal, mostramos-lhe alguns dos passos básicos que deve ter em conta para iniciar este processo. Assim terá uma visão geral da abordagem estratégica a seguir e perceber se esta faz sentido.

Definir objetivos

O que pretende alcançar com esta campanha?

  • - Maior notoriedade para a marca
  • - Gerar leads
  • - Aumentar vendas

Definir o target

Para quem vai falar? Quem são os seus alvos?

  • - Jovens, 25-30 anos com interesses em desporto
  • - Empresas da região Centro do setor da construção

Definir mensagens

O que vai transmitir ao utilizador para ele gerar uma ação?

  • - Informação gráfica e/ou textual
  • - Propostas de valor
  • - Apelo à ação (Call to action)

Definir canais

Onde vai transmitir a mensagem? Quais os canais digitais que fazem sentido para a campanha?

  • - Redes Sociais, Email marketing, SEO, SEA, Website, Landing Pages, etc
  • - Orgânico e Pago
  • - Ferramentas necessárias

Definir o plano de ação

O que vai e quando vai acontecer a cada momento? Coordenação e alinhamentos dos fatores no cronograma

  • - Visão geral do fluxo da campanha nas várias fases
  • - Interligação dos canais na jornada

Definir métricas

Que indicadores (KPI) vai ter em conta para avaliar o sucesso da sua campanha?

  • - Número de interações e novos seguidores
  • - Número de leads geradas
  • - Número de vendas feitas;

São vários os canais e as ferramentas disponíveis para apoiar a sua estratégia e operacionalização de campanhas de marketing digital

ERROS QUE PODE ESTAR A COMETER
4 grandes erros que a sua empresa pode estar a cometer nas campanhas de marketing digital.

Falta de planeamento estratégico

Não planear é planear para falhar. Se não definir o que vai fazer, como vai fazer e quando o vai fazer, não vai ter uma linha de orientação que lhe permita atingir os seus objetivos.

Falta de investimento

Neste ponto identificam-se 2 erros:

1) a falta de investimento publicitário nas campanhas: Apesar do investimento poder ser mais reduzido que nos meios tradicionais, é cada vez mais necessário estipular orçamentos realistas face aos objetivos que se pretendem atingir;

2) A falta de investimento em conteúdos: descurar a criação e otimização de conteúdos, não envolver o utilizador e a falta de informação são alguns dos erros comuns.

Pense por exemplo: Do que vale estar a atrair utilizadores para um website que não se encontra preparado para dar resposta às necessidades dos utilizadores.

Não compreender em que fase da jornada está o consumidor

Nesta era digital, o consumidor passa por várias etapas na sua jornada de consumo. Muito dificilmente um utilizador que contacte pela primeira vez com o seu produto, empresa ou marca está preparado para proceder a uma compra. Valide se toda a sua estratégia faz sentido e se encaixa no momento da jornada em que estão os seus alvos.

Resultados instantâneos

Não há milagres em marketing digital. Há trabalho – tentativa, erro, otimização, adaptação, reformulação, testes…

Há um processo de melhoria e aprendizagem contínua que se traduz em mais e melhores resultados